A salvação que Jesus Cristo conquistou para nós não pode ser comprada com 10% mensais de seu salário...

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O Que Pode Haver no Homem, Sem Entretanto Estar Salvo



O Senhor Jesus estava ainda na Peréia. Separado da cruz por uns vinte dias. Caminhava sempre. As multidões o seguiam estrada fora. O rosto do Mestre voltava-se para Jerusalém. Talvez, próximo do Jordão, na direção de Jerico, o Mestre atenta para alguns fariseus que se misturavam na grande multidão que o acompanhava; notava-lhes o coração impederni-do; nota-lhes o orgulho e superioridade; nota-lhes a arrogância e falta de amor; via como desprezavam os outros, principalmente os publicanos. O Senhor Jesus, então, ao ensejo dessa atitude desumana dos fariseus, profere a parábola conhecida como "Do Fariseu e do Publicano".

"Fariseu e Publicano" são dois extremos na sociedade judaica: Fariseu, colocado nas alturas da dignidade, do poder, da fidelidade à lei, portanto, do orgulho, da vaidade, da superioridade; O Publicano, pelo contrário, colocado na lama, no pó, no desprezo de todos. O Fariseu era justo aos seus próprios olhos, o Publicano injusto; o Fariseu, bom e o Publicano, mau; o Fariseu fiei e o Publicano infiel.

Jesus descreve o Fariseu e sua atitude. Subiu ao templo com o propósito de orar; e "orou de si para si mesmo", isto é, da vaidade do seu coração; para rebaixar o Publicano; orgulho e nada mais; exaltação do seu ego; demonstração da sua vaidade, da sua prepotência, da sua falta de amor, da sua grandeza, da sua superioridade. E por isso sua oração não foi oração; não foi ouvida por Deus; não passou do teto do templo onde estava; não chegou ao trono da graça, porque era sem misericórdia; não moveu o coração de Deus, porque seu propósito era agradar o homem. O Fariseu não orou, discursou; não se arrependeu diante de Deus, exaltou-se diante dos homens; não se humilhou debaixo da potente mão de Deus. Começou por declarar-se justo, mais que todos os homens; era melhor que todos os mortais, considerados por ele "roubadores, injustos, adúlteros", e como zombou e escarneceu do pobre publicano! Então, na sua pseudo oração, contou, não a Deus, mas aos homens, o que ele fazia: jejuava duas vezes por semana e dava o dizimo de tudo quanto ganhava.

O "FARISEU" tonou-se o símbolo do que "PODE HAVER NO HOMEM' SEM ENTRETANTO ESTAR SALVO. Tinha tudo, fazia tu-do, dava tudo, guardava toda a lei, orava, dava dizimo, jejuava, e entre-tanto, o Senhor Jesus declarou que o Fariseu não foi salvo. E por que não foi salvo? Porque julgou-se superior a todos, julgou-se justo perante Deus e perante os homens, desprezou os demais homens, exaltou-se a si mesmo, com sua atitude, desprezou o próprio Deus e por isso, no pecado estava, no pecado continuou. Tinha tudo e nada tinha, porque não linha Deus no seu coração.

E quantos em nossos dias estão no caminho do Fariseu da parábola do Senhor Jesus? Gritam ao mundo e aos homens que TÊM UMA IGRE-JA. Fazem dela um meio de salvação, e deixam Jesus de lado. Têm igreja, mas não salvação. Outros proclamam como o Fariseu que TÊM RELIGIÃO que veio de seus bisavós, de seus avós, de seus pais, portanto estão firmes nela; por ela brigam, ofendem os outros, chegam mesmo a matar o semelhante; têm uma religião mas não têm Cristo, portanto não estão salvos. Outros proclamam que FAZEM CARIDADE. E dão esmolas, ajudam a este e aquele, socorrem, dão roupa e comida e mil coisas mais. Olham pa-ra caridade e desprezam Deus. Têm caridade, boas obras, mas sem Cristo e sem salvação. Outros alardeiam que não fumam, não bebem, não jo-gam, portanto estão bem. O Fariseu disse também que "não roubava, não era injusto, nem adúltero", mas o Senhor Jesus disse que ele não estava salvo. Outros fazem propaganda de serem bons chefes de família, boas donas de casa, honestos, trabalhadores e uma série imensa de grandes virtu-des; olham para isso, confiam nessas coisas, descansam nelas e perdem o principal - Cristo. Ficam sem salvação, sem vida eterna, perdidos para sempre em tormento e sem luz.

Meu amigo, talvez estejas na condição do Fariseu, olhando para o que és: bom, justo, perfeito e puro - e estás perdendo a Cristo; estás olhando para o que fazes: boas obras, caridade, o bem a este e aquele -mas estás perdendo a Cristo; estás olhando para o que tens: igreja, religião, bons princípios, moralidade, justiça própria - mas estás perdendo a Cristo. Humilha-te diante do Senhor, busca a Deus em verdade, reconheça-te um pecador, clama ao Senhor por misericórdia e ele te salvará. Só Cristo salva e só "o sangue de Jesus o Filho de Deus nos purifica de todo o pecado". Não queres Jesus no teu coração?

Enéas Tognini - Pastor da Igreja Batista do povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Se você vai escrever um insulto obrigado tambem. Se nós lhe ofendemos, desculpe, é para o seu próprio bem. Quem sabe assim acorda antes que seja tarde demais!